Pedagogia

No Canto Alegre há sempre lugar para Aprender e Brincar.
Uma nova aventura irá iniciar.


Na nossa escola procuramos proporcionar à criança bem-estar e segurança, tanto física como afetiva. Toda a nossa equipa de trabalho zela para que esta se sinta acolhida, valorizada e escutada, promovendo a sua autoestima, o respeito pelas suas particularidades e potencialidades e o seu desejo em aprender coisas novas como forma de favorecer o seu desenvolvimento equilibrado. É importante estimular o interesse da criança pela integração e participação nas tarefas e rotinas diárias da escola.

A criança e o grupo...

As nossas rotinas diárias são elaboradas de modo a estimular o desenvolvimento global da criança, respeitando sempre a sua singularidade, assim como proceder ao despiste de eventuais inadaptações ou precocidades que possam surgir para que o seu crescimento, formação e encaminhamento escolar sejam definidos com a maior naturalidade possível.

Favorecemos a inserção da criança em grupos sociais diversos, com o objetivo de promover não só o respeito pelo próximo e pelas diferentes etnias, mas também a sua sociabilidade. Também as nossas atividades são pensadas de forma a fomentar o desenvolvimento pessoal e a socialização da criança. Um bom exemplo disso são as nossas mostras de Rancho Folclórico realizadas no exterior, em comunidade, com o apoio e amor das famílias por perto.


As atividades e rotinas...

A cada ano letivo é elaborado, em equipa pela coordenação e educadoras, um plano de ação e um projeto educativo que têm como base as orientações curriculares do Ministério da Educação.

Fazem parte dessas orientações curriculares vários domínios de aprendizagem, tais como: o conhecimento do mundo, a abordagem à linguagem e à escrita, o cálculo matemático (blocos lógicos, cuisenaire, calculadores multibásicos, dons de fröebel) e o domínio das expressões dramática, plástica, psicomotora e musical. Pretendemos também incentivar a sua criatividade, o gosto pela arte e o pensamento crítico.


A escola e a família...

Procuramos trabalhar a "Família", interagindo sempre que possível com os pais e transmitindo a noção de que a família é a primeira e principal instituição educativa da criança. É de grande importância saber articular as atividades realizadas na escola com a família e o mundo que nos rodeia. Somos uma escola inclusiva e oferecemos a cada criança condições estimulantes para o desenvolvimento e aprendizagem.

Existe um regulamento interno destinado a toda a comunidade interveniente, criado com base em orientações fornecidas pelos órgãos educativos e tem como principais objetivos: regular o bem-estar do dia-a-dia escolar, zelar pelo bom funcionamento da escola, promover a qualidade dos serviços prestados bem como garantir que a criança seja tratada com igualdade, respeito e correção.

Desta forma, quando uma criança entra na nossa escola, irá viver momentos e tempos de socialização diferenciados daqueles que viveu até essa altura, por acontecer num espaço novo, com muitas pessoas novas.


Memórias da nossa escola

Obrigado Canto Alegre Infantários. Nem sempre é fácil irmos trabalhar e ter de deixar os nossos filhos aos cuidados de alguém..., mas eu tive a sorte de bater na porta certa do Canto Alegre onde deixei os meus três filhos tão descansada. É uma casa mágica, cheia de cuidados, bons princípios, alegria, aconchego e muito carinho. Nesta nossa segunda casa levam-se as mais belas recordações para a vida inteira. O Luís mostra o jardim aos meninos para que não chorem quando a mãe vai embora. A Cristina faz tantas sopinhas boas e cheira tão bem aquela cozinha; A Rosa diz sorridente...já mudei trinta fraldas hoje, recheadas...coitadinhos os meus anjinhos são tão lindos; A Rita no seu tom alto dá-lhes as melhores regras para a vida; A Ângela sempre ocupada trata de tudo para que nada de qualidade falte aos nossos meninos e mesmo assim lhe sobra tempo para dar colinho e beijinhos aos meninos que começam a sentir a falta dos pais, ao fim do dia. E quando vamos buscar os nossos filhos ao final do dia ainda temos de esperar, porque têm de brincar só mais um bocadinho: “Mãe deixa-nos levar a nossa Xaninha para casa, ela é tão amiga”, dizem as minhas filhas da sua educadora. Sei que o tempo passa e os meus filhos tão a ganhar asas no melhor lugar do mundo. Bem hajam, obrigado pelas tantas vezes que deixaram de estar com os vossos filhos para cuidarem tão bem dos nossos. Obrigado.Sónia Margarida Redondo Cabrita

Uma equipa de excelência: desde de quem dirige, de quem educa, de quem cuida, até quem prepara a paparoca dos nossos meninos. Ângela, obrigada por tornarem mais fácil o dia-a-dia, por todos os dias ir trabalhar tranquila e saber como ficam os meus filhos. Beijinhos para todos!Eugénia Feitor

Tenho tantas recordações fantásticas do Canto Alegre, continuam a fazer parte do meu coração. Temos de combinar um reencontro… Adoro-vos… Família!Filipa Ferreira

Fantástico espaço para as crianças. Confio e recomendo plenamente.Nuno Benedito

Parabéns Canto Alegre! Muitas crianças foram felizes nesse cantinho!Luciana Andrade

Questões frequentes:

Existe regulamento interno nesta instituição de ensino?

Sim. O Canto Alegre possuí um regulamento interno que regula o funcionamento da Creche e do Jardim de Infância. Destina-se a todos os pais das crianças que frequentam esta instituição e é entregue momento da inscrição.

Posso levar/buscar o meu(minha) filho(a) à escola e falar diariamente com as suas professoras? A família pode acompanhar de perto o desenvolvimento da criança no Canto Alegre?

Procuramos trabalhar diariamente em conjunto com as famílias e incluí-las nas atividades da nossa escola. É fundamental criar uma relação estreita casa/escola em todo o processo educativo. Temos uma pedagogia e filosofia aberta, transmitindo aos pais e encarregados de educação a possibilidade de entrarem no infantário, levarem os filhos às respetivas salas e falarem diariamente com as educadoras e auxiliares sobre o desenvolvimento das crianças. Efetuamos registos de observação para avaliar continuamente o desenvolvimento da criança em creche e jardim pré-escolar de forma a planear e ajustar, em conjunto com as famílias, as necessidades de aprendizagens de cada criança.

O Canto Alegre segue algum método de ensino específico?

O nosso principal objetivo é definir planos de ação e projetos educativos que tenham sempre em linha de conta as orientações do Ministério da Educação. Complementarmente seguimos o método de ensino segundo o modelo João de Deus.

O Canto Alegre é uma escola inclusiva? Recebe crianças com necessidades educativas especiais?

Sim. O nosso infantário recebe crianças com necessidades educativas especiais. Cabe ao educador despistar as precocidades e inadaptações no crescimento da criança e, em conjunto com a coordenação pedagógica, perceber se a escola pode assegurar a resposta pedagógica adequada ao desenvolvimento e sucesso de cada criança e seu percurso escolar. Trabalhamos com uma equipa que integra o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância que, para além de diagnosticar e sinalizar as crianças elegíveis ao apoio, articula e define com as famílias e a nossa instituição um plano individual de intervenção capaz de garantir a participação e inclusão social. Quanto mais precocemente for colocado em prática o plano de intervenção, melhor poderão as crianças corrigir as suas inadaptações e limitações e alcançar um maior nível de autonomia.

Curiosidades:

A história do Canto Alegre é feita, todos os dias, com a alegria das crianças e com as emoções das famílias.

No recreio, os meninos gostam de cavar a terra dos canteiros com as escavadoras de brincar.

Hino do Canto Alegre! Vamos Cantar!!!

~ Instrumental ~
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar

Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar

Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

(Escrito pela 1ª mãe do Canto Alegre)