Dos três meses aos primeiros passos, o bebé encontrará no nosso berçário um espaço de conforto muito acolhedor. Vários estímulos irão despertar a sua curiosidade para o mundo que o rodeia. Aqui acontecem as primeiras descobertas: os afetos, o tato, as cores e os sons. O berçário é composto pela sala-parque, a sala dos berços e a área de higiene protegida dos espaços de brincar. É complementado por uma copa de preparação de alimentação para idades de berçário e creche. A sala tem áreas amplas de movimentação e é equipada com recursos que estimulam a exploração: mobiles, caixas de música, livros de pano, espelho, tapete do bebé e barra de locomoção. Como os bebés passam grande parte do tempo a gatinhar, as professoras utilizam sapatos próprios na sala que não são utilizados no exterior.
No 2º berçário, a criança desenvolve a aquisição da marcha. A sala está preparada com barras de locomoção e outros recursos de apoio à movimentação e controlo corporal da criança que começa a dar os primeiros passinhos sozinha. Com esta conquista tão marcante para o seu desenvolvimento, a descoberta e a curiosidade começam a fazer parte da exploração ativa da criança. Por isso, a sala integra diversos momentos de aprendizagem específicos, em simultâneo com áreas de trabalho, como as peças de encaixe, os tapetes de atividades, os blocos, os aparelhos de som e os livros. Na hora da sesta, a criança começa também a transição do berço para o catre/colchão. A cada criança é atribuída uma cama exclusiva e a roupa de cama é disponibilizada e lavada pela nossa escola todas as semanas.
Nesta sala de transição para o Jardim de Infância, as brincadeiras do faz de conta começam a ganhar forma. A criança ganha cada vez mais autonomia e com ela cresce também a vontade de explorar novos conhecimentos. Mantendo as necessidades de conforto, de segurança física e psicológica, as crianças não só começam a socializar e interagir mais umas com as outras, como também estão mais aptas a desenvolver-se a nível cognitivo, físico e social. Os espaços da sala começam a dividir-se para dar espaço a várias zonas de brincar: a área da casinha, o espaço do conto, a área dos blocos/legos/encaixes, sem esquecer a zona de trabalho que irá proporcionar, de forma lúdica, novas experiências ao nível da iniciação da linguagem, do conhecimento do mundo e da expressão plástica.
As brincadeiras com os amigos e a exploração do mundo são uma constante. Com alegria e imaginação, a criança consegue identificar as várias áreas disponíveis: o espaço de aprendizagem onde se aprendem os temas de vida e se fazem trabalhos manuais, a zona da casinha, da garagem, da lojinha e a área do conto/leitura. Um mundo de possibilidades de brincadeira e descoberta surgem aos olhos da criança. Distinguem-se os espaços de aprendizagem e os espaços lúdicos, que complementam uma área central ampla onde a criança pode interagir livremente e estabelecer contato com os seus amigos. É importante estimular a segurança e a confiança da criança para que, mesmo no mundo da imaginação e fantasia, a criança possa encontrar soluções para ultrapassar as suas dificuldades e problemas.
Enquanto a amizade entre amigos se fortalece, na Sala Verde procuram-se consolidar as aprendizagens que a criança foi adquirindo ao longo da sua primeira infância, promovendo o seu desenvolvimento global, a sua integração social e preparando-a para uma boa progressão para o 1º ciclo. Incentiva-se o gosto pela escrita e leitura, pelo raciocínio matemático, pela criatividade e responsabilidade ligada à ajuda e cooperação em várias tarefas de rotina diária. Os jogos de sociedade, os enfiamentos, os blocos lógicos, as noções de escrita pela cartilha maternal, os conceitos de inglês e de informática, o cálculo matemático através do cuisenaire, dos calculadores multibásicos, do tangran e dos dons de froebel e as obras de arte já são uma realidade constante nestas idades, mas sempre doseados no seu devido tempo.
No nosso infantário damos apoio ao estudo e ao desenvolvimento dos trabalhos de casa para alunos do 1º ciclo, nos seus tempos livres letivos. Disponibilizamos transporte em carrinha própria entre as escolas primárias e a nossa escola. Durante os períodos de férias escolares, asseguramos também o apoio aos alunos em regime de ATL e disponibilizamos programas de atividades lúdicas e pedagógicas diversificadas.
Quem é que não quer ficar no Canto Alegre. Até eu Gostava. Beijinhos.Sandra Martins
Obrigada por tudo, estarão sempre no meu coração quem cuidou de mim no Canto Alegre.Ana Duarte
Eu posso agradecer o que sou hoje, uma grande parte ao Canto Alegre. Aprendi muitas coisas que me ensinaram e que ficam para a minha vida. Foi com vocês que eu tive grandes animações e também tenho grandes recordações e por isso, adoro recordar esses momentos, se pudesse voltar ao passado eu queria voltar… graças a vocês, eu tive uma infância alegre e nunca vos esquecerei… a vocês e ao Canto Alegre. Hoje eu vou pintar os vossos nomes no céu para toda a gente ver. Será um esboço de um desenho de uma história tipo “final sem fim” porque são muitas e boas as recordações que tenho de vocês!Filipe Francisco
Deve ser uma emoção ver que os Vossos antigos alunos criaram asas e voaram. Parabéns ao Canto Alegre que lhes deu os primeiros ensinamentos.Celeste Brito
Adorei a vossa festa. Foi a 1ª festinha da minha neta Clarinha, onde também participou, foi tudo feito com muito amor e dedicação. Bem hajam, deixo aqui os meus parabéns a toda a equipa por este trabalho magnífico.Ana Maria Rodrigues
O Canto Alegre aceita crianças em regime de berçário a partir dos 3 meses de idade.
Acompanhamos o crescimento e desenvolvimento da criança até idade pré-escolar (5/6 anos). Damos também apoio a crianças de 1º ciclo em regime ATL, até aos 9/10 anos de idade.
O Canto Alegre possuí as seguintes valências: 1º Berçário (3 aos 12 meses), 2º Berçário (12 aos 24 meses), Creche (2 aos 3 anos), Sala Azul (3 anos), Sala Verde (4 aos 5 anos) e Sala ATL (6 aos 9 anos).
No Canto Alegre as salas são homogéneas, o que significa que as crianças são agrupadas mediante a sua faixa etária para que a abordagem de cada sala seja adaptada e ajustada, o mais possível, ao estádio de desenvolvimento de cada criança.
Sim, existem duas escolas primárias com grande proximidade ao Canto Alegre que podem assegurar a continuidade escolar da criança. Estamos em contato permanente com essas escolas e asseguramos apoio em regime ATL aos seus alunos.
Sim, temos uma carrinha e profissionais especializados em transporte de crianças. Damos particular apoio a alunos em regime ATL e, mediante solicitação, a alunos em infantário.
No Canto Alegre existem dois passarinhos Rosicolor.
Diversificamos as refeições das crianças com base numa ementa equilibrada onde estão presentes as frutas, as verduras e muita água.
Hino do Canto Alegre! Vamos Cantar!!!
~ Instrumental ~
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe
De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar
Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe
De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar
Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe
(Escrito pela 1ª mãe do Canto Alegre)