O Canto Alegre nasceu pelo desejo do ensino, da educação e pela vontade de proporcionar às crianças momentos de conhecimento e afeto, estruturais para a sua evolução e consequente vida futura. Teve origem no sonho de uma mãe de crianças e também educadora de infância que desejava criar um espaço, bem alegre, onde as crianças pudessem crescer saudáveis, acompanhadas por profissionais de educação qualificados e segundo um projeto educativo de qualidade que respeitasse a infância.
O percurso do nosso infantário começou no ano de 1993 com a aquisição do primeiro terreno, localizado na Penalva, em meio rural, numa zona em desenvolvimento habitacional e rapidamente acessível a vários centros urbanos (Barreiro, Palmela, Quinta do Conte, Azeitão). O projeto deste equipamento, bem como a sua construção, foram elaborados de acordo com as condicionantes das várias entidades competentes, como são exemplos o Ministério da Educação, a Segurança Social, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Câmara Municipal do Barreiro, sendo um infantário com alvará definitivo.
O Canto Alegre abriu ao público em 1999, pelo que conta com 20 anos de experiência no contacto com as crianças e famílias, num percurso cheio de desafios que é sempre realizado com otimismo e afetividade. Numa primeira fase disponibilizámos a valência de Jardim de Infância e, a janeiro de 2011, foi inaugurado um novo edifício, contíguo ao primeiro equipamento, com valências de Berçário e Creche.
Desde o primeiro dia, a história do Canto Alegre é feita, todos os dias, com a alegria das crianças, o apoio das famílias, a experiência e dedicação da nossa equipa de profissionais e a recordação dos bons momentos. Trabalhamos todos os dias para garantir o bem-estar da criança para que esta possa desenvolver e projetar, de forma harmoniosa e positiva, o seu percurso pessoal e escolar.
Beijinhos para todas. Equipa 5 estrelas. Os meus filhos também foram super felizes e muito bem cuidados por vocês.Sónia Cabrita
Olá a todos! Bom dia...não posso deixar de partilhar convosco a alegria que tivemos com a colocação da Mariana no Ensino Superior. Entrou na Faculdade de Medicina Dentária. Nova e longa etapa se avizinha, mas ela vai conseguir! Ao Canto Alegre, que foi a sua 1ª casa em termos escolares, o meu agradecimento por terem feito dela uma boa “aprendiz”! Beijinho para todos e dêem novidades!Rosa Santos
Parabéns pela atenção, carinho e dedicação que dão às crianças. Um cantinho muito alegre para os nossos filhos.Paula Oliveira
Obrigado, Ângela! Foi de facto com muita emoção que percorri todos os cantinhos do Canto Alegre através da v/página, pois vocês continuam a crescer, tal como as crianças que tiveram o privilégio de por lá passar, bem como as que vão iniciando. Num País com tão poucos objetivos o Canto Alegre, continua a ser sempre uma referência que recomendo vivamente. Continuem a perseguir o v/ sonho...para que os de tantos meninos se possam também concretizar. Obrigada pela mãe nº 1...gostei. Beijocas!Rosa Santos
Os nossos dois filhos frequentaram o Canto Alegre e amaram. A Ana já tinha 3 anos. O Luís com uma paciência de ouro com ela, porque foi uma fase muito complicada, mudança no Jardim de infância. Logo pela manhã lá iam os dois passear sem fim, a ver tudo e mais alguma coisa no jardim do Canto Alegre. Mas depois, ao final da tarde, ela nunca queria vir para casa. O Rodrigo entrou já com os 18 meses, mas até aos 5. Ele ADOROU. Aliás nós, como pais, gostamos muito do Canto Alegre. Momentos sempre felizes e contentes. A Rita e a Xana, umas professoras ALEGRES e com muito carinho para dar... O nosso muito obrigada pelos momentos que nós iremos sempre relembrar com muito amor.Ana Catarina e Rodrigo Miguel, Milene e Luís Mira
O Canto Alegre é composto por 2 edifícios contíguos que foram construídos de raiz, em fases distintas, para albergar diferentes valências. O primeiro equipamento (Jardim de Infância), projetado pelo arquiteto Luís Alberto Martins, foi inaugurado em 1999. O segundo edifício (Berçário e Creche) foi concebido pelo arquiteto José João Nunes e inaugurado em 2011.
O nosso infantário foi concebido, fiscalizado e acreditado segundo as normas e exigências técnicas do Ministério da Educação, da Segurança Social, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Direção-Geral de Saúde e da Câmara Municipal do Barreiro. Detém alvará definitivo e licença de utilização como equipamento coletivo de Creche e Jardim de Infância.
O acolhimento das crianças de manhã e feito entre as 7h30 e as 9h30. O prolongamento da tarde realiza-se entre as 17:30 e as 19:30.
Os profissionais de educação nas valências de Berçário e Creche utilizam calçado específico para o interior das salas com o propósito de evitar contaminações.
Hino do Canto Alegre! Vamos Cantar!!!
~ Instrumental ~
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe
De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar
Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe
De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar
Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe
(Escrito pela 1ª mãe do Canto Alegre)