História da nossa escola

A magia do Canto Alegre surgiu a partir de um sonho!
Junte-se a esta família, abraçando esta aventura!


O Canto Alegre nasceu pelo desejo do ensino, da educação e pela vontade de proporcionar às crianças momentos de conhecimento e afeto, estruturais para a sua evolução e consequente vida futura. Teve origem no sonho de uma mãe de crianças e também educadora de infância que desejava criar um espaço, bem alegre, onde as crianças pudessem crescer saudáveis, acompanhadas por profissionais de educação qualificados e segundo um projeto educativo de qualidade que respeitasse a infância.

Os primeiros momentos da nossa escola...

O percurso do nosso infantário começou no ano de 1993 com a aquisição do primeiro terreno, localizado na Penalva, em meio rural, numa zona em desenvolvimento habitacional e rapidamente acessível a vários centros urbanos (Barreiro, Palmela, Quinta do Conte, Azeitão). O projeto deste equipamento, bem como a sua construção, foram elaborados de acordo com as condicionantes das várias entidades competentes, como são exemplos o Ministério da Educação, a Segurança Social, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Câmara Municipal do Barreiro, sendo um infantário com alvará definitivo.


Início da construção do edifício
Com as nossas filhas junto à construção
A nossa filha mais velha que não gostava de ir à obra
As nossas filhas apanhadas a descubrir o edifício

Do sonho à realidade...

O Canto Alegre abriu ao público em 1999, pelo que conta com 20 anos de experiência no contacto com as crianças e famílias, num percurso cheio de desafios que é sempre realizado com otimismo e afetividade. Numa primeira fase disponibilizámos a valência de Jardim de Infância e, a janeiro de 2011, foi inaugurado um novo edifício, contíguo ao primeiro equipamento, com valências de Berçário e Creche.


Os primeiros desenhos que pintámos nos muros do colégio
Os primeiros alunos a brincar no recreio ao ar livre
As primeiras atividades para a horta pedagógica
O nosso filho na construção do 2º edifício

Um projeto que é construido todos os dias...

Desde o primeiro dia, a história do Canto Alegre é feita, todos os dias, com a alegria das crianças, o apoio das famílias, a experiência e dedicação da nossa equipa de profissionais e a recordação dos bons momentos. Trabalhamos todos os dias para garantir o bem-estar da criança para que esta possa desenvolver e projetar, de forma harmoniosa e positiva, o seu percurso pessoal e escolar.


Comemoração do Dia Mundial da Criança 2001
As aventuras no escorrega do recreio do Canto Alegre
Uma das nossas bonitas festas de Final do Ano Letivo
Comemoração do 18º aniversário do Canto Alegre

Memórias da nossa escola

O Canto Alegre é sempre o lugar onde nos sentimos bem, mesmo quando já somos crescidos! Beijinhos a quem nos deu tanto colinho e mimo! Foi bom matar saudades!Manuela Brito

Tenho tantas recordações fantásticas do Canto Alegre, continuam a fazer parte do meu coração. Temos de combinar um reencontro… Adoro-vos… Família!Filipa Ferreira

Parabéns pelo trabalho maravilho.Lurdes Miranda

Obrigado Canto Alegre Infantários. Nem sempre é fácil irmos trabalhar e ter de deixar os nossos filhos aos cuidados de alguém..., mas eu tive a sorte de bater na porta certa do Canto Alegre onde deixei os meus três filhos tão descansada. É uma casa mágica, cheia de cuidados, bons princípios, alegria, aconchego e muito carinho. Nesta nossa segunda casa levam-se as mais belas recordações para a vida inteira. O Luís mostra o jardim aos meninos para que não chorem quando a mãe vai embora. A Cristina faz tantas sopinhas boas e cheira tão bem aquela cozinha; A Rosa diz sorridente...já mudei trinta fraldas hoje, recheadas...coitadinhos os meus anjinhos são tão lindos; A Rita no seu tom alto dá-lhes as melhores regras para a vida; A Ângela sempre ocupada trata de tudo para que nada de qualidade falte aos nossos meninos e mesmo assim lhe sobra tempo para dar colinho e beijinhos aos meninos que começam a sentir a falta dos pais, ao fim do dia. E quando vamos buscar os nossos filhos ao final do dia ainda temos de esperar, porque têm de brincar só mais um bocadinho: “Mãe deixa-nos levar a nossa Xaninha para casa, ela é tão amiga”, dizem as minhas filhas da sua educadora. Sei que o tempo passa e os meus filhos tão a ganhar asas no melhor lugar do mundo. Bem hajam, obrigado pelas tantas vezes que deixaram de estar com os vossos filhos para cuidarem tão bem dos nossos. Obrigado.Sónia Margarida Redondo Cabrita

Saudades de ver os meus meninos com essas roupinhas do Folclore.Celeste Brito

Questões frequentes:

Quantos edifícios foram construídos?

O Canto Alegre é composto por 2 edifícios contíguos que foram construídos de raiz, em fases distintas, para albergar diferentes valências. O primeiro equipamento (Jardim de Infância), projetado pelo arquiteto Luís Alberto Martins, foi inaugurado em 1999. O segundo edifício (Berçário e Creche) foi concebido pelo arquiteto José João Nunes e inaugurado em 2011.

Que entidades competentes acompanharam a construção e acreditam o Canto Alegre?

O nosso infantário foi concebido, fiscalizado e acreditado segundo as normas e exigências técnicas do Ministério da Educação, da Segurança Social, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Direção-Geral de Saúde e da Câmara Municipal do Barreiro. Detém alvará definitivo e licença de utilização como equipamento coletivo de Creche e Jardim de Infância.

Curiosidades:

No recreio, os meninos gostam de cavar a terra dos canteiros com as escavadoras de brincar.

O Canto Alegre tem um ginásio grande para a prática de educação física!

Hino do Canto Alegre! Vamos Cantar!!!

~ Instrumental ~
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar

Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar

Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

(Escrito pela 1ª mãe do Canto Alegre)

teste