Atividades

O equilíbrio entre o aprender e o brincar.
As aventuras ao ar livre também têm o seu lugar!


A curiosidade natural das crianças e o desejo de aprender cada vez mais e melhor, exige a exploração de diversas áreas do saber através de momentos de aprendizagem e atividades orientadas. No Canto Alegre as atividades são organizadas com base num projeto pedagógico concebido pela direção em colaboração com as educadoras e obedecem às orientações curriculares do Ministério de Educação. São elaboradas no arranque de cada ano letivo e distribuídas em planos semanais que são complementados pelas várias rotinas diárias de higiene, refeição e descanso.

Atividades Curriculares Diárias

Aberto de 2ª a 6ª feira, com um horário alargado de funcionamento das 7:30 às 19:30. O período de acolhimento entende-se entre as 7:30 e as 9:30 e o prolongamento da tarde entre as 17:30 e as 19:30.


Domínio da Matemática
Conhecimento do Mundo
Expressão Plástica
Iniciação Leitura/Escrita
Horta Pedagógica
Culinária
Massagem para Bebés

Atividades Extracurriculares Semanais

Para além das atividades programadas pelas educadoras e auxiliares de educação em sala, existem ainda outras que são lecionadas por professores especializados. Como professoras e educadoras, nunca poderemos esquecer a importância do aprender e do brincar. É importante não sobrecarregar a criança com muitas atividades extracurriculares para que esta possa viver e explorar a sua infância. A criança precisa de conhecer as suas capacidades e talentos, mas também de brincar, aprender a conviver com os outros e desenvolver os seus sentidos afetivos e sociais.


Promovemos o folclore como forma de divulgação da cultura tradicional da nossa região e do país. Através da prática desta atividade é possível desenvolver a coordenação, o movimento, o ritmo, a autoconfiança, a memorização e a concentração. Para além de valorizar o contato com as famílias, as tradições e os provérbios, o folclore é capaz de transmitir alegria e arrancar muitos sorrisos. Todos se encantam a ver os alunos do Canto Alegre trajados a rigor e a comunidade envolvente gosta de convidar o nosso Rancho infantil para ver as crianças a dançar.

Praticada tanto no nosso ginásio, como no recreio ao ar livre, a educação física transmite à criança a capacidade de dominar melhor o movimento do seu corpo. Permite a aprendizagem do esquema corporal, bem como a aptidão lógica da utilização do espaço e da manipulação de materiais como bolas, arcos, colchões, bancos suecos, minitrampolins e cordas. Sendo uma atividade coletiva possibilita também o desenvolver da interajuda, das brincadeiras em equipa e do respeito pelo próximo.

Desde o berçário proporcionamos à criança a possibilidade de explorar sons e ritmos diferentes, nunca esquecendo os sons da natureza e o silêncio associado à oposição do ruído. Trabalhar e escutar as letras das canções favorece a aquisição de novos vocábulos e da linguagem. Os olhos das crianças abrem-se de atenção quando um simples objeto de desperdício é reciclado e se transforma num instrumento musical para transportar para casa. A expressão musical permite a exploração de novos instrumentos: pandeiretas, flautas, xilofones, triângulos, maracas e reco-recos.

Na natação não queremos atingir velocidades de ponta, queremos aprender, de forma lúdica e orientada, a sentir segurança. Uma excelente atividade para adaptação da criança ao meio aquático, para o desenvolvimento da sua coordenação motora e aprendizagem das técnicas de nado. Mediante a faixa etária, desenvolvem-se várias atividades aquáticas que promovem o crescimento multilateral de cada criança. É também incontestável a eficácia da natação como fim terapêutico.

Atividades Curriculares Anuais

Para além das atividades programadas pelas educadoras e auxiliares de educação em sala, existem ainda outras que são lecionadas por professores especializados. Como professoras e educadoras, nunca poderemos esquecer a importância do aprender e do brincar.


Reunião de Encarregados de Educação

No arranque de cada ano letivo para transmitir aos encarregados de educação o funcionamento do nosso infantário e sempre que se demonstre necessário.

setembro-outubro
Festa de Natal

E se o Pai Natal fosse uma estrela de rock? E se as prendas fossem músicas, animação e boa disposição? Cada ano temos uma ideia diferente e organizamos uma Festa de Natal com um teatro que engloba todas as nossas salas. Todos fazemos a festa das nossas crianças.

dezembro
Carnaval

Toda a nossa escola se transforma com as cores vibrantes do carnaval. Fazemos bailaricos carnavalescos no nosso ginásio e refeitório e participamos, todos os anos, em desfile exterior. Podemos brincar ao faz-de-conta e inventar histórias engraçadas.

fevereiro-março
Dia Mundial da Árvore

Para festejar o Dia Mundial da Árvore e a chegada da tão esperada Primavera, plantamos, todos juntos, árvores, plantas e outras florinhas no jardim da nossa escola. De seguida as crianças brincam no recreio e apreciam a beleza da natureza. É sempre um dia maravilhoso!

março
Dia Mundial da Criança

Porque o melhor do mundo são mesmo as crianças, comemoramos o Dia Mundial da Criança como uma homenagem a todos os meninos e meninas, à juventude, à simplicidade e pureza dos mais pequeninos. Festejamos com atividades variadas ao ar livre, teatros, almoços e lanches especiais e visitas de estudo.

junho
Festa de Final de Ano

De forma convivial e popular, festejamos todos os finais de ano letivo com um arraial. As famílias trazem a boa disposição, o porco no espeto já faz parte da tradição e os nossos pequenotes estão sempre desejosos de mostrar as suas habilidades artísticas.

junho
Praia

Com a chegada do final do ano letivo, vamos à praia para receber todos os minerais que a água do mar tem para nos dar. Na areia fazemos castelos e nas ondas do mar só queremos chapinhar. Os baldes, as pás e os nossos amigos tornam-se as coisas mais importantes do mundo.

julho
Piscina na Escola

Atividade recreativa de verão praticada no espaço exterior da nossa escola durante o verão que tende a fazer da água parte da vida da criança logo desde os primeiros anos.

julho-agosto
Visitas de Estudo

As educadoras gostam de desenvolver atividades externas para contato com os animais na natureza, com a cultura e sociedade no geral. São sempre motivadoras as saídas do espaço escolar pela componente de aprendizagem lúdica e pela relação aluno/professor que se propicia.

todo o ano

Outras Atividades Extracurriculares Adicionais

Mediante número de inscrições:



Zumba Kids
Ballet
Karatê

Memórias da nossa escola

Deixo-vos um grande abraço e tudo a correr pelo melhor. São simplesmente competentes, grandes amigos e maravilhosos. Transmitem-nos os melhores valores humanos.Tiago Fonseca

O Canto Alegre é sempre o lugar onde nos sentimos bem, mesmo quando já somos crescidos! Beijinhos a quem nos deu tanto colinho e mimo! Foi bom matar saudades!Manuela Brito

Muito bom ambiente. Espaço limpo, organizado e com crianças felizes. Muito acolhedor!Rute Paulino Inácio

Belos foram os tempos do meu Dioguito aí na Vossa escola… Boa sorte.Arsénio Borges

A Vossa Festa de Natal foi E-X-C-E-L-E-N-T-E… é representativa da grande dedicação que a vossa equipa deposita na Educação das nossas crianças… foi uma tarde memorável, mais de duas horas de grande animação em alta – sem parar.Tiago Valente

Questões frequentes:

Qual o horário de funcionamento do infantário?

A nossa escola está aberta, em horário alargado diurno, entre as 7h30 e as 19h30, de segunda a sexta.

Existem dias em que o Canto Alegre se encontra encerrado?

O nosso infantário encerra ao fim-de-semana, em feriados nacionais, no feriado municipal (28 de junho), na terça-feira de carnaval, nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e a primeira quinzena de agosto para realizarmos uma manutenção mais profunda às nossas instalações. Assim podemos continuar a ter uma escola adequada e segura para todos.

O horário de entrada é flexível?

O período de entrada entende-se entre as 7h30 e as 9h30, para que as crianças possam ser recebidas com calma e acolhimento personalizado, fazendo da entrada no infantário uma experiência tranquila e familiar, para que não seja tão difícil a separação da família durante a manhã. A partir das 9h30 iniciam as atividades curriculares em sala. A chegada após essa hora não será benéfica para a criança pois irá encontrar os amigos a desenvolver já as atividades planificadas e poderá não chegar a tempo de as desenvolver. Para além disso, os profissionais da nossa equipa já não terão tanta disponibilidade para dar uma atenção individualizada ao aluno que chega tarde.

Como são estruturadas as atividades diárias do Infantário Canto Alegre?

As atividades diárias no nosso infantário seguem uma planificação anual de trabalhos bem estruturada assente num projeto pedagógico e educativo. Esse plano geral é desdobrado por meses e semanas e integrado no programa de rotinas diárias que oscilam mediante as diferentes faixas etárias.

Como é confecionada a alimentação no Canto Alegre? Que tipo de dieta é oferecida às crianças?

A alimentação fornecida pela nossa escola é confecionada exclusivamente nas nossas instalações, por uma cozinheira, em cozinha industrial devidamente equipada em inox, para garantir a maior higiene e qualidade alimentar. As refeições são preparadas todos os dias e na hora, não sendo guardadas refeições já confecionadas para dias posteriores. Mantemos uma relação estável com os mesmos fornecedores e procuramos adquirir as frutas e legumes a produtores locais. A dieta proposta é equilibrada e adaptada em caso de intolerância alimentar ou alergia. Para crianças em idade de berçário e creche, individualizamos a alimentação/sopa na fase de adaptação aos novos alimentos.

Curiosidades:

Temos uma sala de apoio à amamentação do bebé e ao aconselhamento materno.

O Canto Alegre tem uma figueira que produz centenas de figos deliciosos todos os anos.

Hino do Canto Alegre! Vamos Cantar!!!

~ Instrumental ~
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar

Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar

Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

(Escrito pela 1ª mãe do Canto Alegre)