A nossa escola

Um lugar onde a criança pode brincar
aprender e descobrir novas aventuras!


O Canto Alegre é um espaço profissional de educação e lazer, de cuidados físicos e emocionais, de desenvolvimento e socialização, ao serviço da criança, com áreas cobertas (700m2) e áreas de recreio ao ar livre (250m2). De forma a garantir a qualidade dos diversos espaços e a segurança da criança, o projeto foi criado segundo as normas técnicas exigidas pelo Ministério da Educação, Segurança Social e Proteção Civil.


Mantendo uma linguagem arquitetónica tradicional, o edifício foi concebido de forma a transmitir um ambiente mais familiar e confortável possível, através da criação de espaços amplos e ricos em iluminação e arejamento natural. As várias áreas funcionais (salas de aula, espaços de atividades, salas de apoio técnico e zonas de serviço) desenvolvem-se em três pisos, e são integradas com equipamentos, recursos e materiais didáticos específicos que possibilitam a diversificação dos momentos lúdicos e de aprendizagem.


No Canto Alegre, a criança interage livremente porque cada espaço é um motivo para iniciar uma nova aventura.

Recreio ao ar livre com horta pedagógica

No Canto Alegre valorizamos muito o contato das crianças com a natureza e o meio ambiente. Por isso, as áreas de aprendizagem são complementadas com uma área ampla de jardim/recreio em espaço exterior. As zonas de recreio das crianças com idade de creche estão devidamente separadas das áreas de brincar das crianças em idade de jardim de infância. O projeto teve em atenção o nivelamento do piso, evitando os degraus e arestas, e determinou uma área com piso diferenciado, em sintético de borracha, para amortecer os impactos de eventuais quedas junto ao escorrega.

O nosso recreio está rodeado de plantas e flores coloridas e possuí uma horta pedagógica onde as crianças desenvolvem atividades orientadas para observação do crescimento dos alimentos. Criar uma horta, cuidar dela, organizar o espaço, observar o desenvolvimento de um ser vivo, valorizar o meio ambiente passam também pelos objetivos pedagógicos da nossa escola, ligados à cultura de uma alimentação saudável.

As salas de aula

O Canto Alegre dispõe de 6 salas de aula, devidamente equipadas, destinadas a diferentes valências e faixas etárias: 1º Berçário (3 aos 12 meses), 2º Berçário (12 aos 24 meses), Creche (2 aos 3 anos), Sala Azul (3 anos), Sala Verde (4 aos 5 anos) e Sala ATL (6 aos 9 anos).

Para além dos recursos e materiais apropriados às diferentes faixas etárias, cada sala tem um revestimento vinílico térmico e antialérgico que sobe arredondado ao rodapé para proporcionar não só maior higiene, limpeza e segurança, como também maior conforto ao caminhar graças à sua excelente capacidade de absorção de impactos.

Refeitório e cozinha equipada

O nosso refeitório é um espaço amplo e colorido, rico em iluminação natural, que representa a área de uso comum mais utilizada na nossa escola. As crianças adoram cruzar-se com os irmãos e com os amigos de outras salas e aí criarem momentos e recordações eternas de boa disposição e alegria. As ementas são fixadas com base numa dieta saudável e equilibrada, com possibilidade de serem adaptadas em caso de intolerância alimentar.

As refeições são confecionadas diariamente e preparadas na hora nas nossas instalações, em cozinha industrial própria munida de equipamento 100% inox. A nossa cozinheira prepara as refeições de forma produtiva e sistemática num só sentido: 1. Limpeza e preparação dos alimentos; 2. Confeção; 3. Empratamento; 4. Balcão de serviço de mesa. Por sua vez, os sujos do refeitório entram numa outra linha: 1. Balcão de sujos; 2. Bancada com cuba de chuveiro de pressão de água; 3. Lavagem a 80º; 4. Arrumação. Assim conseguimos obedecer a critérios rigorosos de qualidade alimentar. A cozinha está também preparada para a possibilidade de praticar regime de Takeaway para os jantares dos nossos alunos.

Ginásio coberto

As nossas instalações oferecem a possibilidade dos nossos alunos praticarem atividades ligadas à psicomotricidade em espaço amplo dedicado e manipularem diferentes materiais como: bolas, arcos, colchões, bancos suecos, minitrampolins e cordas.

O ginásio coberto é o lugar ideal para realizar as aulas de ginástica, ensaiar o nosso Rancho Folclórico infantil, preparar as nossas festas de final do ano e natal, brincar livremente quando está mau tempo no exterior e até mesmo festejar aniversários com outros amigos.

Salas de apoio

O Canto Alegre é uma escola, com um programa polivalente e completo, apta a proporcionar à criança uma diversificação saudável das suas atividades letivas. As áreas principais são complementadas com as seguintes áreas de apoio:

Sala de acolhimento - É neste espaço que realizamos os prolongamentos da manhã e da tarde. Onde nos juntamos cedinho e esperamos pelos pais ao final do dia. Enquanto o comboio não chega para levar os meninos às suas salas, é aqui que escutamos a torradinha e o leitinho a cantar. Esta área encontra-se diretamente ligada ao átrio de entrada, tornando-se num espaço privilegiado de reencontro entre pais e filhos, avós e netos ou outros familiares autorizados para virem buscar os seus educandos. É uma sala de atividades temporárias que dá azo à imaginação, às brincadeiras com legos, puzzles, cantigas, desenhos, plasticinas, filmes, entre tantas outras coisas.

Copa de leites - Dedicada exclusivamente à preparação de leites, papas e tratamento da alimentação do bebé. Está equipada com uma bancada de trabalho, lava-loiça, frigorífico, placa vitrocerâmica e esterilizador de biberões e chuchas.

Biblioteca - A nossa biblioteca representa uma verdadeira floresta mágica de histórias. Oferece uma grande variedade de obras vocacionadas para as crianças e incluídas no Plano Nacional de Leitura. Tem como prioridade criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças desde tenra idade e demonstrar que os livros poderão enriquecer as suas horas de lazer. Usar a nossa biblioteca é uma atividade central do nosso projeto pedagógico e constitui uma maneira de desenvolver a capacidade de expressão, criatividade e imaginação de cada criança.

Receção e Escritório da Direção - Área que desempenha funções de local de trabalho da direção, disponível também para atendimento dos encarregados de educação, dos fornecedores e do público em geral.

Área de isolamento - Espaço dedicado a receber temporariamente casos de doença súbita.

Sala de pessoal - Área onde os profissionais de educação deixam os seus artigos pessoais e vestem a farda de trabalho. No caso específico das educadoras e auxiliares das crianças em idade de berçário e creche é também aqui que se realiza a troca dos sapatos diários para um calçado específico para o interior das salas com o propósito de evitar contaminações.

Áreas técnicas

Instalações sanitárias para crianças - As quatro instalações sanitárias dedicadas a crianças que existem no nosso infantário acompanham as diferentes exigências de cada fase do crescimento para desenvolver, a par e passo, a autonomia e responsabilidade dos alunos. Adaptadas às diferentes faixas etárias, as casas de banho incluem sanitas e lavatórios de tamanho infantil, base de duche, bancada muda-fraldas, contentores de fraldas e material de primeiros socorros.

Instalação sanitária para adultos - De apoio aos funcionários e aos encarregados de educação.

Instalação sanitária para mobilidade reduzida - Respeitando as normas técnicas de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, previstas no Dec. Lei 163/2006, a nossa escola possuí uma casa de banho adaptada a pessoas com necessidades especiais. Desta forma promovemos a qualidade do nosso edifício e serviços, tendo em conta o conforto, a autonomia e a inclusão de todos os utilizadores.

Plano de acessibilidade a mobilidade reduzida - O infantário Canto Alegre foi projetado segundo as normas técnicas do Dec. Lei 163/2006. Possui um elevador transversal aos 3 pisos do edifício que é também utilizado pelas crianças mais pequenas para evitar as escadas e aumentar a segurança de todos.

Casas Técnicas - Espaço onde estão instaladas as máquinas para aquecimento de águas através de painéis solares. O nosso sistema de aquecimento solar está equipado com regulador de temperatura de proteção que evita a circulação de águas extremamente quentes nas casas de banho das crianças.

Memórias da nossa escola

Agradeço os 8 anos em que a minha filha Catarina frequentou as vossas magnificas instalações, o vosso carinho, cuidado, a aprendizagem e a paz e segurança quando eu e minha esposa íamos para o trabalho pois sabíamos que a Catarina ficava feliz. Bem Hajam e Boas Festas.David Pereira

Que os Reis Magos vos tragam muitos sorrisos, cantorias, histórias de encantar, sucesso e claro... muitos meninos e meninas para encher de alegria esse espaço onde os meus príncipes tiveram a sorte de partilhar. Um beijinho a TODA a equipa.Maria João Duarte

Belos foram os tempos do meu Dioguito aí na Vossa escola… Boa sorte.Arsénio Borges

Parabéns ao colégio que acolheu a minha filha há 18 anos atrás! A mesma equipa, a mesma simpatia, os mesmos sorrisos...a melhor formação! Bem hajam por existirem. Beijinho à Ângela, Luís e Xana.Rosa Santos

Mesmo que a palavra "obrigado" signifique muito, não expressará por inteiro o quanto o Canto Alegre foi importante em várias fases da minha vida… Primeiro com a Beatriz e agora com o Afonsito. Agradeço o carinho, a amizade e o profissionalismo que sempre demonstraram e a forma com que recebem todas as crianças e famílias. Que tenham sempre muito sucesso e um MUITO OBRIGADO por tudo.Vera Lima

Questões frequentes:

As salas do Canto Alegre têm limite de crianças?

Sim, todas as salas de aula do nosso estabelecimento possuem uma capacidade limite de crianças seguindo o que está legalmente estipulado. Acreditamos que cada criança necessita de condições espaciais amplas para promover o seu desenvolvimento equilibrado e harmonioso.

Com que regularidade é limpo o edifício?

O nosso edifício é limpo todos os dias, com especial atenção para os espaços comuns, as salas de aula, para o refeitório, cozinha e para as instalações sanitárias. À sexta-feira, e sempre que se demonstre necessário, é feita uma desinfeção mais reforçada nas salas.

O Canto Alegre é um infantário seguro?

O nosso estabelecimento é acreditado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. Possuí um plano de emergência e evacuação, alarme, detetores de fumo e extintores. As saídas de emergência estão corretamente assinaladas. As escadas estão devidamente separadas dos espaços de atividades, dispõem de cancelas e corrimãos adaptados à altura das crianças.

O edifício está adaptado a pessoas com mobilidade reduzida?

Sim. É objetivo da nossa escola incentivar um maior reforço dos laços sociais, de participação cívica e de solidariedade entre todos. A promoção da acessibilidade constitui um elemento fundamental na qualidade de vida das pessoas, sendo um meio imprescindível para o exercício dos direitos a qualquer membro da sociedade. O infantário Canto Alegre foi projetado segundo as normas técnicas e exigências do regime de acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público.

Curiosidades:

As paredes das salas de aula têm motivos pintados pelas professoras e muitos trabalhinhos que as crianças realizam ao longo do ano.

No Canto Alegre valorizamos muito o contacto das crianças com a natureza e o meio ambiente. Por isso mesmo o edifício foi projetado com 250m2 dedicados a recreio ao ar livre.

Hino do Canto Alegre! Vamos Cantar!!!

~ Instrumental ~
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar

Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar

Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

(Escrito pela 1ª mãe do Canto Alegre)