A nossa escola

Um lugar onde a criança pode brincar
aprender e descobrir novas aventuras!


O Canto Alegre é um espaço profissional de educação e lazer, de cuidados físicos e emocionais, de desenvolvimento e socialização, ao serviço da criança, com áreas cobertas (700m2) e áreas de recreio ao ar livre (250m2). De forma a garantir a qualidade dos diversos espaços e a segurança da criança, o projeto foi criado segundo as normas técnicas exigidas pelo Ministério da Educação, Segurança Social e Proteção Civil.


Mantendo uma linguagem arquitetónica tradicional, o edifício foi concebido de forma a transmitir um ambiente mais familiar e confortável possível, através da criação de espaços amplos e ricos em iluminação e arejamento natural. As várias áreas funcionais (salas de aula, espaços de atividades, salas de apoio técnico e zonas de serviço) desenvolvem-se em três pisos, e são integradas com equipamentos, recursos e materiais didáticos específicos que possibilitam a diversificação dos momentos lúdicos e de aprendizagem.


No Canto Alegre, a criança interage livremente porque cada espaço é um motivo para iniciar uma nova aventura.

Recreio ao ar livre com horta pedagógica

No Canto Alegre valorizamos muito o contato das crianças com a natureza e o meio ambiente. Por isso, as áreas de aprendizagem são complementadas com uma área ampla de jardim/recreio em espaço exterior. As zonas de recreio das crianças com idade de creche estão devidamente separadas das áreas de brincar das crianças em idade de jardim de infância. O projeto teve em atenção o nivelamento do piso, evitando os degraus e arestas, e determinou uma área com piso diferenciado, em sintético de borracha, para amortecer os impactos de eventuais quedas junto ao escorrega.

O nosso recreio está rodeado de plantas e flores coloridas e possuí uma horta pedagógica onde as crianças desenvolvem atividades orientadas para observação do crescimento dos alimentos. Criar uma horta, cuidar dela, organizar o espaço, observar o desenvolvimento de um ser vivo, valorizar o meio ambiente passam também pelos objetivos pedagógicos da nossa escola, ligados à cultura de uma alimentação saudável.

As salas de aula

O Canto Alegre dispõe de 6 salas de aula, devidamente equipadas, destinadas a diferentes valências e faixas etárias: 1º Berçário (3 aos 12 meses), 2º Berçário (12 aos 24 meses), Creche (2 aos 3 anos), Sala Azul (3 anos), Sala Verde (4 aos 5 anos) e Sala ATL (6 aos 9 anos).

Para além dos recursos e materiais apropriados às diferentes faixas etárias, cada sala tem um revestimento vinílico térmico e antialérgico que sobe arredondado ao rodapé para proporcionar não só maior higiene, limpeza e segurança, como também maior conforto ao caminhar graças à sua excelente capacidade de absorção de impactos.

Refeitório e cozinha equipada

O nosso refeitório é um espaço amplo e colorido, rico em iluminação natural, que representa a área de uso comum mais utilizada na nossa escola. As crianças adoram cruzar-se com os irmãos e com os amigos de outras salas e aí criarem momentos e recordações eternas de boa disposição e alegria. As ementas são fixadas com base numa dieta saudável e equilibrada, com possibilidade de serem adaptadas em caso de intolerância alimentar.

As refeições são confecionadas diariamente e preparadas na hora nas nossas instalações, em cozinha industrial própria munida de equipamento 100% inox. A nossa cozinheira prepara as refeições de forma produtiva e sistemática num só sentido: 1. Limpeza e preparação dos alimentos; 2. Confeção; 3. Empratamento; 4. Balcão de serviço de mesa. Por sua vez, os sujos do refeitório entram numa outra linha: 1. Balcão de sujos; 2. Bancada com cuba de chuveiro de pressão de água; 3. Lavagem a 80º; 4. Arrumação. Assim conseguimos obedecer a critérios rigorosos de qualidade alimentar. A cozinha está também preparada para a possibilidade de praticar regime de Takeaway para os jantares dos nossos alunos.

Ginásio coberto

As nossas instalações oferecem a possibilidade dos nossos alunos praticarem atividades ligadas à psicomotricidade em espaço amplo dedicado e manipularem diferentes materiais como: bolas, arcos, colchões, bancos suecos, minitrampolins e cordas.

O ginásio coberto é o lugar ideal para realizar as aulas de ginástica, ensaiar o nosso Rancho Folclórico infantil, preparar as nossas festas de final do ano e natal, brincar livremente quando está mau tempo no exterior e até mesmo festejar aniversários com outros amigos.

Salas de apoio

O Canto Alegre é uma escola, com um programa polivalente e completo, apta a proporcionar à criança uma diversificação saudável das suas atividades letivas. As áreas principais são complementadas com as seguintes áreas de apoio:

Sala de acolhimento - É neste espaço que realizamos os prolongamentos da manhã e da tarde. Onde nos juntamos cedinho e esperamos pelos pais ao final do dia. Enquanto o comboio não chega para levar os meninos às suas salas, é aqui que escutamos a torradinha e o leitinho a cantar. Esta área encontra-se diretamente ligada ao átrio de entrada, tornando-se num espaço privilegiado de reencontro entre pais e filhos, avós e netos ou outros familiares autorizados para virem buscar os seus educandos. É uma sala de atividades temporárias que dá azo à imaginação, às brincadeiras com legos, puzzles, cantigas, desenhos, plasticinas, filmes, entre tantas outras coisas.

Copa de leites - Dedicada exclusivamente à preparação de leites, papas e tratamento da alimentação do bebé. Está equipada com uma bancada de trabalho, lava-loiça, frigorífico, placa vitrocerâmica e esterilizador de biberões e chuchas.

Biblioteca - A nossa biblioteca representa uma verdadeira floresta mágica de histórias. Oferece uma grande variedade de obras vocacionadas para as crianças e incluídas no Plano Nacional de Leitura. Tem como prioridade criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças desde tenra idade e demonstrar que os livros poderão enriquecer as suas horas de lazer. Usar a nossa biblioteca é uma atividade central do nosso projeto pedagógico e constitui uma maneira de desenvolver a capacidade de expressão, criatividade e imaginação de cada criança.

Receção e Escritório da Direção - Área que desempenha funções de local de trabalho da direção, disponível também para atendimento dos encarregados de educação, dos fornecedores e do público em geral.

Área de isolamento - Espaço dedicado a receber temporariamente casos de doença súbita.

Sala de pessoal - Área onde os profissionais de educação deixam os seus artigos pessoais e vestem a farda de trabalho. No caso específico das educadoras e auxiliares das crianças em idade de berçário e creche é também aqui que se realiza a troca dos sapatos diários para um calçado específico para o interior das salas com o propósito de evitar contaminações.

Áreas técnicas

Instalações sanitárias para crianças - As quatro instalações sanitárias dedicadas a crianças que existem no nosso infantário acompanham as diferentes exigências de cada fase do crescimento para desenvolver, a par e passo, a autonomia e responsabilidade dos alunos. Adaptadas às diferentes faixas etárias, as casas de banho incluem sanitas e lavatórios de tamanho infantil, base de duche, bancada muda-fraldas, contentores de fraldas e material de primeiros socorros.

Instalação sanitária para adultos - De apoio aos funcionários e aos encarregados de educação.

Instalação sanitária para mobilidade reduzida - Respeitando as normas técnicas de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, previstas no Dec. Lei 163/2006, a nossa escola possuí uma casa de banho adaptada a pessoas com necessidades especiais. Desta forma promovemos a qualidade do nosso edifício e serviços, tendo em conta o conforto, a autonomia e a inclusão de todos os utilizadores.

Plano de acessibilidade a mobilidade reduzida - O infantário Canto Alegre foi projetado segundo as normas técnicas do Dec. Lei 163/2006. Possui um elevador transversal aos 3 pisos do edifício que é também utilizado pelas crianças mais pequenas para evitar as escadas e aumentar a segurança de todos.

Casas Técnicas - Espaço onde estão instaladas as máquinas para aquecimento de águas através de painéis solares. O nosso sistema de aquecimento solar está equipado com regulador de temperatura de proteção que evita a circulação de águas extremamente quentes nas casas de banho das crianças.

Memórias da nossa escola

Uma família de verdade, obrigada por tudo…Carla Isabel Pereira

Que os Reis Magos vos tragam muitos sorrisos, cantorias, histórias de encantar, sucesso e claro... muitos meninos e meninas para encher de alegria esse espaço onde os meus príncipes tiveram a sorte de partilhar. Um beijinho a TODA a equipa.Maria João Duarte

Adoro o Canto Alegre Infantários. Parabéns pelo excelente trabalho, empenho e dedicação :)Maria Martins

Eu posso agradecer o que sou hoje, uma grande parte ao Canto Alegre. Aprendi muitas coisas que me ensinaram e que ficam para a minha vida. Foi com vocês que eu tive grandes animações e também tenho grandes recordações e por isso, adoro recordar esses momentos, se pudesse voltar ao passado eu queria voltar… graças a vocês, eu tive uma infância alegre e nunca vos esquecerei… a vocês e ao Canto Alegre. Hoje eu vou pintar os vossos nomes no céu para toda a gente ver. Será um esboço de um desenho de uma história tipo “final sem fim” porque são muitas e boas as recordações que tenho de vocês!Filipe Francisco

Parabéns pela atenção, carinho e dedicação que dão às crianças. Um cantinho muito alegre para os nossos filhos.Paula Oliveira

Questões frequentes:

As salas do Canto Alegre têm limite de crianças?

Sim, todas as salas de aula do nosso estabelecimento possuem uma capacidade limite de crianças seguindo o que está legalmente estipulado. Acreditamos que cada criança necessita de condições espaciais amplas para promover o seu desenvolvimento equilibrado e harmonioso.

Com que regularidade é limpo o edifício?

O nosso edifício é limpo todos os dias, com especial atenção para os espaços comuns, as salas de aula, para o refeitório, cozinha e para as instalações sanitárias. À sexta-feira, e sempre que se demonstre necessário, é feita uma desinfeção mais reforçada nas salas.

O Canto Alegre é um infantário seguro?

O nosso estabelecimento é acreditado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. Possuí um plano de emergência e evacuação, alarme, detetores de fumo e extintores. As saídas de emergência estão corretamente assinaladas. As escadas estão devidamente separadas dos espaços de atividades, dispõem de cancelas e corrimãos adaptados à altura das crianças.

O edifício está adaptado a pessoas com mobilidade reduzida?

Sim. É objetivo da nossa escola incentivar um maior reforço dos laços sociais, de participação cívica e de solidariedade entre todos. A promoção da acessibilidade constitui um elemento fundamental na qualidade de vida das pessoas, sendo um meio imprescindível para o exercício dos direitos a qualquer membro da sociedade. O infantário Canto Alegre foi projetado segundo as normas técnicas e exigências do regime de acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público.

Curiosidades:

Cada criança tem um cabide identificado com símbolo onde pendura a sua saca da escola e o casaco.

Na mesma primavera tivemos ninhos de melros, pardais, rolas, andorinhas e pintassilgos nas árvores do nosso recreio.

Hino do Canto Alegre! Vamos Cantar!!!

~ Instrumental ~
O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar

Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

De manhã o sol brilha
É hora de levantar
Estamos com pressa
De ao Canto Alegre chegar

Vamos aprender a ler e a escrever
O, A - E – I – O – U
Até já sabemos contar até três
E para o ano até dez

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

O Canto Alegre é que é bom, é que é bom
Porque nos sentimos bem
E não queremos, não queremos ir embora
Quando chega o pai ou a mãe

(Escrito pela 1ª mãe do Canto Alegre)